FANDOM

Zupaysaurus é um género de dinossauro terópoda que viveu entre o período Rhaetiano do Triássico e o Hettangiano do Jurássico onde é agora a Argentina. Embora ainda não tenha sido descoberto um esqueleto completo, o Zupaysaurus pode ser considerados como bípede predador, com até 4 metros (13 pés) de comprimento. Pode ter tido duas cristas paralelas seguindo o comprimento do focinho.

DESCRIÇÃO Editar

Zupaysaurus foi um terópode de médio porte. O crânio de um adulto, mede aproximadamente 450mm de comprimento, sugerindo um corpo de aproximadamente 4 metros de comprimento. Outras estimativas sugerem que Zupaysaurus era, na melhor das hipóteses, 5,5 m de comprimento e pesava 200 kg no máximo.[2] O comprimento dos ossos do pescoço recuperado sugere que este gênero tem um pescoço bastante longo. Como o coelophysoidea, Zupaysaurus tem uma torção em seu focinho, entre os pré-maxilar e maxilar ossos da mandíbula superior. Estima-se que Zupaysaurus tinha 24 dentes e uma articulação está presente na dobradiça inferior da mandíbula.[1] Apenas um espécime de Zupaysaurus é conhecido pela ciência. O holótipo espécime foi designado PULR-076, que consiste de um crânio quase completo, que foi muito bem preservado, o ombro direito, perna direita e tornozelo e doze vértebras da garganta, parte traseira e quadris. Material adicional de indivíduo menor encontrado no mesmo local podem ou não podem pertencer ao Zupaysaurus

Ornamentação craniana

Como Zupaysaurus foi originalmente descrito, tinha duas cristas paralelas finas no topo do crânio, semelhante ao terópodes como o Dilophosaurus e Coelophysis kayentakatae. Essas cristas são pensadas para ter sido formados pelo osso nasal, ao contrário dos muitos outros terópodes que também incorporaram o osso lacrimal. Cristas no crânio foi difundidas entre os terópodes e pode ter sido usadas para fins comunicativos como espécie ou gênero reconhecimento.[3] No entanto, a análise mais recente do crânio tem elenco de dúvida sobre a presença destas cristas em Zupaysaurus. Um resumo não publicado, apresentado em uma conferência recente indicado as estruturas inicialmente identificadas como cristas na verdade eram os ossos lacrimais deslocados para cima durante o processo de fossilização.[4] Outra ornamentação craniana incluiu uma rugosa crista lacrimal saliente lateralmente na parte superior do crânio.

TAXONOMIA E CLASSIFICAÇÃO Editar

Quando oficialmente descrito por Arcucci e Coria (2003) Zupaysaurus foi classificada como a mais antiga conhecida terópode Tetanurae devido a várias características de seu crânio e dentição membro posterior. No entanto, várias características típica de mais cave terópodes foram também observados pelos autores originais.[1] Análises feitas em 2005, por Carano, Tykoski e Ezcurra e Novas, têm classificado Zupaysaurus como um coelophysoidea relacionados ao Segisaurus e provavelmente Liliensternusporém mais basal do que Coelophysis.[4][5][6] Yates (2006) encontrou Zupaysaurus para formar um grupo com Dilophosaurus e Dracovenator colocá-lo em um monofilético Dilophosauridae.[7] Mas estudos posteriores encontraram Zupaysaurus ser um táxon irmão para um clado contendo Dilophosaurids, Ceratosauriae Tetanurae.[8][9]

==

==