FANDOM

Oxalaia (em referência à divindade africana Oxalá) é um dinossauro terópode que viveu há 95 milhões de anos, no fim do Cretáceo. É o maior terópode conhecido que andou em território brasileiro, com 12 a 14 m de comprimento e 5 a 7 toneladas. Antes de sua descoberta, esse título pertencia ao picnonemossauro, que media 9 m O Oxalaia deveria ser o predador dominante no nordeste do Brasil em sua época. Faz parte de um grupo de dinossauros que desperta grande interesse por suas características peculiares, os espinossaurídeos, entre os quais só perde em tamanho para o espinossauro. Espinossaurídeos tinham crânio longo e estreito, alimentavam-se de peixes e pequenos animais e muitos possuíam uma espécie de vela nas costas. Outros dois já haviam sido descobertos no Brasil: Angaturama e irritator.

A espécie foi identificada a partir de um conjunto de fósseis, com partes do maxilar e dentes, encontrado em 1999, na Ilha do Cajual, Maranhão. Sua nomeação e divulgação só ocorreu, entretanto, em 2011. O nome específico, Oxalaia quilombensis, lembra dos assentamentos quilombolas construídos na região na época da escravidão e de sua população ser constituída por descendentes de escravos. Esta foi a oitava espécie oficialmente nomeada de terópode brasileiro.