FANDOM

APARENCIA Editar

Diictodon tinha cabeças desproporcionalmente grandes que terminavam em um bico excitado. Tanto os machos quanto as fêmeas tinham um par de presas saindo da mandíbula superior, e as do macho eram ligeiramente maiores. Diictodon tinha braços e pernas fortes, bem como 5 garras afiadas em cada mão e podiam ter sentimentos afiados de cheiro e visão. Sua marcha era semelhante à "caminhada alta" dos crocodilos. Os seus maxilares também foram simplificados, com alguns dos ossos dedicados em vez de ouvir, considerado um sinal-chave da adaptação de mamíferos. Diictodon também teve muitas adaptações para cavar, como músculos altamente desenvolvidos, um corpo cilíndrico e mãos largas.

ESTILO DE VIDA Editar

Como um Therapsid , Diictodon compartilhou muitas características com os mamíferos modernos. Mais visivelmente, eles fizeram tocas na terra. Estas tocas podem ter até 1,5 m (5 pés) de profundidade. Muitos cientistas acreditam que Diictodon viveu como o gopher moderno. Suas tocas poderiam ter sido usadas para escapar do calor do deserto, que era o ambiente dominante no continente de Pangea no Período Permiano Tardio. Dentro dessas tocas, encontraram-se ninhos, onde os esqueletos de Diictodon estão presentes. Eles constituíam um estilo de vida bastante gregário com inúmeras tocas em 500 metros quadrados de espaço. No entanto, suas tocas não estavam conectadas e não formaram grandes colônias. Muitos Diictodonaninhado perto de planícies inundáveis, e alguns espécimes podem ter sido mortos quando a água fluiu nos ninhos, afogando os animais. Diictodon não conhecia espécies concorrentes concorrentes em seu nicho, então eles podem ter competido principalmente com outras de suas espécies para o pequeno material vegetal disponível.

DIETA Editar

Como todos os dicynodonts , Diictodon era herbívoro. Eles usaram seus bicos para quebrar pedaços dos escassos arbustos do deserto. Como os animais modernos do deserto, Diictodon pode ter tido sistemas digestivos inusitadamente eficientes, devido à falta de nutrientes presentes nas plantas do deserto. Como animais escavados, eles podem ter alimentado com tubérculos vegetais ricos em água (raízes).

PARENTES Editar

Diictodon era um dicynodont e, portanto, apenas distantemente relacionado aos cynodonts que eventualmente evoluíram para os mamíferos . Alguns evoluíram para espécies maiores. Esses dicynodonts , como Listrossauro e Placeria dominaram a parte anterior do período Triássico . No entanto, eles foram out-competiu por dinossauros prosauropod no Norian.